Alexandre Dumas, mais lembrado por ter escrito Os Três Mosqueteiros, escreveu muitas outras obras que fascinaram gerações, como O Homem da Máscara de Ferro e O Conde de Monte Cristo. Nesta última, o conde de Monte Cristo faz uso, para executar parte de sua vingança, do nome de uma família conhecida na Europa por sua antiquíssima nobreza. Dela até descendem milhares de brasileiros, de norte a sul, de leste a oeste. É a família italiana Cavalcanti.
Na Parte III de O Conde de Monte Cristo, no Capítulo 16, A alta e a baixa, vemos o conde querendo apresentar um suposto membro da família:
- Está ouvindo, o sr. major Bartolomeu Cavalcanti, um homem da mais antiga nobreza da Itália e de quem Dante deu-se o trabalho de ser o d'Hozier... lembra-se, ou não, no décimo canto do "Inferno" (...) O senhor me ajudará, não é mesmo?
- Sem dúvida! Esse major Cavalcanti então é um velho amigo seu - perguntou Albert.
- Em absoluto, é um digno fidalgo, muito educado, muito modesto, muito discreto, como tantos há na Itália, descendentes diretos das velhas famílias (...) (1)
Essa referência à família Cavalcanti não é vista somente nas versões integrais do livro, mas também no filme O Conde de Monte Cristo (The Count of Monte Cristo), de 1975, que vem de uma época em que foram produzidos filmes mais fiéis aos livros de Dumas.
Alexandre Dumas era grande conhecedor das famílias nobres da Europa por seu avô, Alexandre-Antoine Davy, um francês branco, ser da nobreza. Este se envolve no Haiti com Marie-Cessette Dumas, uma escrava negra (o seu neto escritor afirmaria que se casaram), e dessa união nasce Thomas-Alexandre, no dia 25 de março de 1762. Aos 14 anos, Thomas-Alexandre deixa o Haiti e viaja para a França para morar com seu pai, que já residia por lá desde o ano anterior para assumir o título de marquês de la Pailleterie. O filho recebe educação típica de um filho de aristocrata, e, em 1786, aos 24 anos se alista ao exército francês como soldado raso. O marquês não aceita que o filho use seu nome em uma patente baixa do exército. O filho retira o nome Thomas e adota o sobrenome da mãe, ficando como Alexandre Dumas. Forte, bom na esgrima e temperamental, o jovem haitiano ascenderia rapidamente na carreira militar, chegando a general. Seria um dos generais de Napoleâo, participando da campanha militar no Egito, comandando a cavalaria. Aposentou-se do exército em 1802. (2)
Alexandre Dumas, o escritor, seria desprezado pela crítica por sua cor. Em 30 de novembro de 2002, Jacques Chirac, presidente da França, mandou exumar os restos mortais de Dumas, da cidade de Villers-Cotterets, de onde era natural, e os fez enterrar no Panteão, mausoléu do Estado francês, sendo colocado em uma cripta ao lado de outros romancistas importantes, como Victor Hugo, e figuras históricas francesas, como Voltaire. Numa cerimônia televisiva, seu novo caixão foi carregado por quatro homens vestidos como os três mosqueteiros Athos, Porthos, Aramis e D'Artagnan.
- Contigo, - disse Chirac em seu discurso - nós fomos D'Artagnan, Monte Cristo ou Balsamo, cavalgando pelas estradas da França, percorrendo campos de batalha, visitando palácios e castelos. Contigo, nós sonhamos. (3)
_______________________
1. DUMAS, Alexandre. O Conde de Monte Cristo. Edição definitiva anotada e ilustrada. Tradução, apresentação e notas: André Telles e Rodrigo Lacerda. Zahar, Rio de Janeiro, 2009.
Dante e d'Hozier. Dante encontra o pai de Guido, seu melhor amigo, o epicurista Cavalcante Cavalcanti, no canto X do Inferno, v. 52-72. Monte Cristo completa a ironia se referindo ao genealogista francês Pierre d'Hozier (1592-1660). (Notas de André Telles e Rodrigo Lacerda).
2. GALLAHER, John G. Thomas-Alexandre Dumas - General francês, 1762-1806. Enciclopédia Britânica. Disponível:
https://www.britannica.com/biography/Alexandre-Dumas-French-general Acesso: 08/08/2025.
3. DUMAS, Alexandre. A Rainha Margot. 1a edição. LeBooks.
LEIA TAMBÉM: A Louca Paixão do Rei Ramiro pela Linda Moura
LEIA TAMBÉM: NORDESTINOS tiveram que encarar a CLAYMORE ESCOCESA
LEIA TAMBÉM: OLIVEIRA - o Antepassado Bíblico omitido pelos Judeus

Comentários
Postar um comentário