Por mais mirabolante que lhe pareça, não deixe de registrar nenhum episódio de sua HISTÓRIA FAMILIAR


 

Norton Guimarães de Castro, que pesquisa antepassados daqueles que procuram obter  dupla cidadania Italiana ou Portuguesa, amigo a quem sou muito grato por me ensinar os rudimentos da Genealogia, narrou uma história curiosa sobre sua família - história que veremos se repetir, de alguma forma, em várias outras famílias.


Descobrira que seu pentavô, o Capitão-Mor Manoel José de Melo, hospedara Dom Pedro I em Guaratinguetá, São Paulo, no dia 19 de agosto de 1822 - faltando menos de um mês para que o Príncipe proclamasse a Independência do Brasil⁴.


Ao contar aos seus familiares que eles tiveram um antepassado que participara de um evento importante na História do Brasil, Eny Salgado de Castro, sua tia paterna, revelou que já ouvira isso da mãe, já falecida.


Mas Eny não passara a história familiar para frente. Se não fosse o Norton, o restante da família permaneceria sem saber. É o que acontece com milhares de famílias. Se alguém não anotar qualquer fato digno de nota que ocorrera com seus ancestrais, a família vai perdendo seu passado. 


Talvez Eny tivesse achado muito mirabolante a história que sua mãe contara...


Esmak Soares


______________________________

⁴ VEIGA, Edison. A longa viagem de Dom Pedro 1° que culminou na Independência do Brasil. 2018.

Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/a-longa-viagem-de-dom-pedro-1-que-culmino-naindependencia-do-brasil,25d507c2ee560819ebad2dffcc6a27d3xazyqvie.html. Acesso em 31 dez 2022.



LEIA TAMBÉM:  A Verdadeira ORIGEM DO POVO BRASILEIRO que até hoje tentam ocultar




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contato e Prestação de Serviços em GENEALOGIA

OLIVEIRA - o Antepassado Bíblico omitido pelos Judeus

A Visão Fantasmagórica do Caminhão de Quinca Saldanha