O Registro de Óbito de um Veterano da Guerra do Paraguai da Serra de Martins
Rodrigo Cambará - cena do filme O Tempo e o Vento, de 2013
Quando se faz pesquisas genealógicas, não é raro trombar com personagens que participaram de grandes acontecimentos históricos, como Januário Francisco Pereira.
Estava procurando registros de óbitos de meus parentes que viveram em Santana do Matos, no Rio Grande do Norte, quando encontrei o registro desse filho da Serra de Martins. Nele estava escrito que antes de morrer ele dissera que fora Voluntário da Guerra do Paraguai. Como gosto de História Militar, mesmo ele não sendo membro da minha família, e ainda por ter nascido na Serra de Martins, terra vários de meus antepassados, considerei um grande achado.
Neste registro de óbito datado de 3 de junho de 1874, fala que Januário, de cor parda, com aproximadamente trinta anos, demorou-se por outros lugares quando retornou da Guerra. O triste é que quando já estava chegando perto de Martins, um mal crônico que sofria há tempos o fez acamar em Curral Novo, localidade da Vila de Santa Anna do Matos, vindo ali a falecer, segundo o Vigário Antônio Germano Barbalho Beserra.
Fiquei imaginando esse final triste do soldado Januário. Devia ser boêmio e mulherengo como Rodrigo Cambará, personagem do livro O Tempo e o Vento. Em vez de voltar logo para sua família, ficou perambulando atrás de aventuras, até que quando sentiu saudades dela, foi tarde demais. Fica aqui a minha homenagem a esse valente que em vez de ter sido obrigado a lutar em uma guerra, foi voluntário.
Comentários
Postar um comentário