Amaldiçoados por Cinco Gerações

 



- Se você insistir e se casar com esse sujeito sem futuro, EU TE AMALDIÇOAREI ATÉ A SUA QUINTA GERAÇÃO!

Mas a bela loirinha de olhos azuis ignorou a ameaça de seu pai, Francisco Soares Burity, que tinha poder de Benção e Maldição sobre seus filhos e descendentes, assim como as mães também possuem, e se casou com seu amado. Seu pai então lhe lançou a Maldição e sobre seus descendentes, e os Anjos no Céu falaram: - AMEN!

Rita Burity de Souza, assim se chamava a jovenzinha de apenas 17 anos que desobedecera ao pai, era alguns meses mais velha que seu amado, Alfredo Soares Leite, também loiro, de olhos azuis. Ele nascera em Piancó, na Paraíba, no dia 5 de dezembro de 1880, sendo batizado pelo Padre Amâncio Leite da Silva na Capela de São Francisco do Aguiar no dia de Natal do mesmo ano, tendo como padrinhos Júlio Rufino César (?) e Joaquina Maria dos Santos, enquanto que ela, nascera em 28 de setembro, no mesmo município, batizada pelo mesmo padre no Sítio Várzea Comprida, aos 16 de janeiro de 1881 (está, entretanto, nos registros de batismos de 1880), tendo como padrinhos José Antonio de Sousa e Joaquina Maria dos Santos. Sua mãe se chamava Alexandrina Maria de Jesus.

Diz a tradição familiar que o motivo de o pai de Rita não aceitar Alfredo era porque ele bebia muito e era jogador. Os dois se casaram no dia 24 de novembro de 1897 (faltava alguns dias para Alfredo completar 17 anos, contudo o padre o registraria com essa idade), em Boa Vista, Piancó, conforme o Registro de Matrimônio n° 89. Aparecem como testemunhas Francisco Ferreira de Oliveira e Grigório Soares Burity - que chego desconfiar que sejam primos do pai de Rita Maria da Conceição, nome de casada que ela adotou. Em um Recenseamento de 1920 dos Proprietários de Estabelecimentos rurais da Paraíba constam como proprietários de Mandú, os irmãos Francisco Xavier de Oliveira (no Registro de Casamento n° 23, de 3 de novembro de 1903, do Cartório de Piancó, consta que os pais dele eram João Alves de Oliveira e Alexandrina Maria da Conceição) e Gregório Soares Burity.

Analisando os registros de batismos dos filhos que tiveram, aparentemente tudo corria bem para o casal, pois tiveram vários em Piancó. Até que, estranhamente, logo após o nascimento do último filho de Rita com Alfredo em 21 de abril 1911,  segue-se a estranha cena:

Na casa do Capitão Antônio Leite da Silva, situada no Sítio Riacho do Barro, lá pelas 15 horas do dia 24 de agosto, estando presente o Capitão Francisco Leite Ferreira Tolentino, Juiz Municipal, segundo suplente em exercício para os feitos de casamentos no impedimento do Juiz de Direito da Comarca e privativo dos Casamentos, Doutor ...Alves de Oliveira, diante das testemunhas José Gonçalves Leite... e Antônio Leite da Silva, são recebidos em matrimônio os contraentes Olinto Ribeiro de Souza e...

RITA BURITY DE SOUZA!


Continua em A PRIMEIRA VÍTIMA DA MALDIÇÃO.

Esta foi a continuação de O Descendente Sinistro dos Oliveira Ledo que viveu em Umarizal e Pau dos Ferros





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contato e Prestação de Serviços em GENEALOGIA

OLIVEIRA - o Antepassado Bíblico omitido pelos Judeus

A Visão Fantasmagórica do Caminhão de Quinca Saldanha